Modalidades de Financiamento Imobiliário

Geralmente o processo de compra e financiamento de um imóvel discorre pelos seguintes caminhos: pesquisa e visitação do imóvel desejado até a efetiva decisão e compra, análise de crédito e simulações de financiamento bancário para contratar um crédito imobiliário com a menor taxa de juros possível, e que esteja compatível em relação a renda familiar.

Vencidas essas etapas e dentre outras que possam surgir no meio do percurso, o cliente precisa se decidir pela escolha ideal da modalidade de financiamento, veja abaixo as principais:

Sistema de Amortização Constante (SAC)

Essa modalidade de financiamento imobiliário faz o cálculo das parcelas a serem pagas de maneira constante, porém, não de forma linear. Ou seja, os juros são cobrados de forma decrescente ao longo do período contratado de financiamento, com isso no início as parcelas são maiores e decrescente, inicia-se com um valor maior de parcela e ao longo do prazo de pagamento as parcelas vão diminuindo.

Essa modalidade é ideal para quem pode pagar uma parcela maior no início e com o passar do tempo o valor de cada parcela vai diminuindo gradativamente.

Sistema de Amortização Crescente (Sacre)

Essa modalidade não é muito conhecida e pouco utilizada, diferente da modalidade anterior (SAC) esse sistema inicia com parcelas menores, na metade do prazo contratado chegam as parcelas maiores, e no final voltam as parcelas menores.

É preciso ter muito planejamento para não se enrolar com os pagamentos.

Tabela Price

Sendo adquirida com uma taxa de juros competitiva, vale muito a pena.

Essa é a única modalidade que permite quitar um financiamento e manter as prestações no mesmo valor contratado.

Mas isso não é uma regra, para quitação da dívida o que determina o valor final de quitação é a taxa de juros.

By Construtora Pontes e Franco